Brumadinho / MG - 2019

Brumadinho / MG - 2019

Considerado o maior desastre industrial do século, Brumadinho sofreu em 25 de janeiro de 2019 o rompimento da barragem de rejeitos da mina Córrego do Feijão. A região de Córrego do Feijão foi severamente atingida e moradores e animais foram extremamente afetados, levando a óbito 259 pessoas, 11 desaparecidos e incontáveis animais

INCIDENTE: Rompimento de Barragem Rejeitos
ANO: 2019


Logo após receber as notícias do rompimento da barragem, nossa equipe se dirigiu para Brumadinho para iniciar os trabalhos de levantamento, análise, planejamento e resgate. Neste incidente, a equipe já havia adquirido vasta experiência em deslizamento de encostas, inundações e até mesmo rompimento de barragem (Experência adquirida no incidente de Mariana). 

As ações foram integradas juntamente com as equipes contratadas pela empresa responsável e órgãos oficiais, resultando em um trabalho eficiente e de extrema organização.

O trabalho de monitoramento aéreo foi de vital importância para mapeamento e localização dos animais que necessitavam de resgate. Um destaque especial para os resgates de 3 (três) bovinos que sem este tipo de equipamento (Helicóptero) não seria possível. Estes animais e outros são mantidos até a presente data na fazenda da empresa responsável. 

Além da fazenda, a empresa responsável arcou com os custos do hospital de campanha, hospedagem e internação dos animais.

Neste incidente foram utilizados vários cães farejadores para localização das vítimas humanas. Sempre que necessário a equipe realizava atendimento clínico nestes animais que foram vitais nos resgates realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar.


DADOS DA OPERAÇÃO:
Período: De 25/01/2019 até 07/02/2019
Qtde Animais Atendidos: +400 Animais (Resgate e atendimento in-loco)
Espécies: Bovinos, Caninos, Equinos, Felinos, Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris), Serpentes, Mico-estrela (Callithrix penicillata), Galinhas (Gallus Gallus), Suínos
Médico Veterinário: 7 Médicos Veterinários GRAD
Bombeiro Civil: 5 Bombeiros
Auxiliar Veterinário: 10 Auxiliares
Veículos: 2 Veículos (Duas Pickups 4x4)
Moto: 0 Moto
Barco: 0 Barco
Helicóptero: 2 Helicópteros (Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária Federal)

PARCEIROS:
- Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais (CBMMG)
- Ministério Público Federal
- Defesa Civil
- Polícia Rodoviária Federal
- Conselho Regional de Medicina Veterinária MG (CRMV)
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- UNI Belo Horizonte (UniBH)
- Faculdade de Medicina Veterinária Newton Paiva
- World Animal Protection (WAP)
- Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa Minas)
- Clínicas Veterinárias Parceiras em Belo Horizonte
- Vários Lares Temporários