Considerado o maior desastre industrial do século, Brumadinho sofreu em 25 de janeiro de 2019 o rompimento da barragem de rejeitos da mina Córrego do Feijão.
Incidente: Rompimento de Barragem Rejeitos
Informações gerais
Logo após receber as notícias do rompimento da barragem, nossa equipe se dirigiu para Brumadinho para iniciar os trabalhos de levantamento, análise, planejamento e resgate. Neste incidente, a equipe já havia adquirido vasta experiência em deslizamento de encostas, inundações e até mesmo rompimento de barragem (Experência adquirida no incidente de Mariana).
As ações foram integradas juntamente com as equipes contratadas pela empresa responsável e órgãos oficiais, resultando em um trabalho eficiente e de extrema organização.
O trabalho de monitoramento aéreo foi de vital importância para mapeamento e localização dos animais que necessitavam de resgate. Um destaque especial para os resgates de 3 (três) bovinos que sem este tipo de equipamento (Helicóptero) não seria possível. Estes animais e outros são mantidos até a presente data na fazenda da empresa responsável.
Além da fazenda, a empresa responsável arcou com os custos do hospital de campanha, hospedagem e internação dos animais.
Neste incidente foram utilizados vários cães farejadores para localização das vítimas humanas. Sempre que necessário a equipe realizava atendimento clínico nestes animais que foram vitais nos resgates realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar.
Dados da operação
Período:
25/01/2019 a 07/02/2019
Quantidade de Animais Atendidos:
+400 Animais (Resgate e atendimento in-loco)
Espécies:
Bovinos, Caninos, Equinos, Felinos, Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris), Serpentes, Mico-estrela (Callithrix penicillata), Galinhas (Gallus Gallus), Suínos
Profissionais envolvidos
- 07 Médicos veterinários
- 05 Bombeiros civis
- 10 Auxiliares veterinários
Meios de transporte terrestre
- 02 Pickups 4×4
Meios de transporte aéreo
- 02 Helicópteros (Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária Federal)