Em 11 de Janeiro de 2011 o Brasil viveu um dos maiores desastres em sua história na região Serrana do Rio de Janeiro. Este incidente marca o inicio do grupo de voluntários GRAD
Incidente: Inundações e Deslizamentos de Encostas
Informações gerais
A operação de Nova Friburgo, marcou o início do grupo GRAD.
Nesta operação, 3 (três) médicos veterinários que até hoje fazem parte do grupo se dirigiram até a região para atuar no resgate dos animais. Na ocasião, os três ainda não possuíam experiência técnica para este tipo de ação, mas foram motivados por uma reportagem que demonstrava uma senhora que com ajuda de vizinhos, se amarrou com uma corda para se salvar. Em seus braços, ela segurava um animal (Canino) e se jogou em meio a correnteza. Na reportagem foi visto que a senhora se salvou, mas o animal que estava nos braços dela foi levado pela água.
A unidade de pronto atendimento (UPA) do grupo foi montada na quadra da escola de samba da cidade e neste local foi estruturado a triagem, ambulatório, sala de cirurgia e abrigo dos animais.
Para finalização dos trabalho, foi desenvolvido uma ONG na cidade chamada Amicão que mantem suas atividades até hoje e mantem em seus cuidados os animais da época do incidente.
Após o incidente e a atuação dos três veterinários iniciais, o grupo de voluntários (GRAD) veio em uma crescente e se capacitando tecnicamente para atuar de forma mais ampla nestas situações.
Dados da operação
Período:
13/01/2011 a 10/02/2021
Quantidade de Animais Atendidos:
+700 Animais (Resgate e atendimento in-loco)
Espécies:
Caninos, Equinos, Felinos, Galináceos, Passeriformes, Psittaciformes, Roedores, Suínos
Profissionais envolvidos
- 03 Médicos veterinários
- 02 Auxiliares veterinários
- 02 Bombeiros Civis
Meios de transporte terrestre
- 02 Pickups 4×4
Meios de transporte aéreo
- 01 (TV Record)