Em meio à intensa rotina da Operação Acolhida, o GRAD Brasil levou atendimento veterinário e ações educativas à fronteira entre Brasil e Venezuela, reforçando o cuidado com animais e famílias em situação de vulnerabilidade.
Entre os dias 23 e 29 de maio de 2025, a equipe esteve em Pacaraima (RR), em parceria com o Exército Brasileiro e a Prefeitura Municipal, realizando 134 castrações, além de vacinação, desparasitação, microchipagem e palestras sobre Saúde Única e bem-estar animal.
A missão deu continuidade ao trabalho iniciado em Boa Vista, ampliando o alcance das medidas sanitárias e o cuidado com famílias multiespécies da região.
Incidente: Humanitário
Informações gerais
A Missão Pacaraima – Operação Acolhida teve como objetivo principal aplicar protocolos sanitários completos e realizar cirurgias de castração em cães e gatos previamente avaliados, além de promover educação em saúde e conscientização comunitária.
A equipe multidisciplinar do GRAD, composta por médicos veterinários e auxiliares, atuou entre os dias 23 e 28 de maio, com base no município de Pacaraima (RR).
As atividades ocorreram em parceria com o Exército Brasileiro, por meio da Base Sgt. Braz, e com o apoio da Prefeitura de Pacaraima, integrando-se às ações da Operação Acolhida, coordenada pelo Governo Federal.
Dados da operação
Período:
23 a 29 de maio de 2025
Quantidade de Animais Atendidos:
134
Espécies:
Cães e Gatos
Profissionais envolvidos
- Marilym Nascimento – Diretora de Segurança
- Sabrina Faganello – Médica veterinária (CRMV RS 11042)
- Vanessa Ribeiro – Médica veterinária (CRMV MG 7468)
- Pablo Schubert – Médico veterinário
- Sidirlene Silva – Auxiliar veterinário
- César Augusto – Auxiliar veterinário
- Flávia Trindade – Diretora de Comunicação
- Carla Sássi – Médica veterinária, Presidente do GRAD
Meios de transporte terrestre
- Viaturas oficiais do Exército Brasileiro
- Transporte logístico terrestre Boa Vista–Pacaraima
- Suporte técnico e hospital de campanha móvel do GRAD















