Na recente passagem do ciclone extratropical no estado do Rio Grande do Sul, várias cidades foram afetadas pelas fortes chuvas, ventos, destruição de áreas terrestres, causando a morte de 16 pessoas e deixando centenas de famílias desabrigadas.
Incidente: Alagamentos, Deslizamentos de Encostas, Inundações
Informações gerais
Na recente passagem do ciclone extratropical no estado do Rio Grande do Sul, várias cidades foram afetadas pelas fortes chuvas, ventos, destruição de áreas terrestres, causando a morte de 16 pessoas e deixando centenas de famílias desabrigadas. A operação contou com o apoio fundamental da Latam Airlines, Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiro Militar, Prefeituras Municipais, CRMV-RS, Petz, Adimax, Petslife, Bioclin, Seres Centro Veterinário, SOS Nazário, Mayday Brasil, Bem Estar Animal de Esteio, Pearson, Nicho dos Bichos, Snack Bistrô e Hotel Klein Ville Express.
Vale ressaltar que em decorrência deste desastre e do desequilíbrio gerado, aumenta a preocupação com a possibilidade de ocorrência de algumas zoonoses, e outras doenças como surtos espécie-específicos, que representam risco e ampliam a vulnerabilidade social e econômica aos moradores e aos municípios atingidos.
As ações do G.R.A.D. são sempre desenvolvidas apoiadas no conceito de Saúde Única, da Medicina Veterinária do Coletivo e as de Medicina Veterinária de Desastres, todos aplicados nas ações no Rio Grande do Sul nas localidades onde atuamos.
A operação ocorreu entre os dias 17/06/2023 a 24/06/2023 contou com 16 membros do GRAD sendo 08 em campo e 08 de forma remota:
Teve como responsável pelo comandando das operações a Coordenadora de Segurança Marilym Nascimento, e como responsável técnico: M.V. Diego Barrey. Contamos ainda com o apoio de voluntários locais.
Os abrigos humanos foram visitados e os animais das famílias abrigadas foram avaliados, recebendo protocolo sanitário e ração. Abaixo os abrigos visitados:
1. Ginásio Edgar Piccioni
2. Ginásio Municipal Celso Morbach
3. Escola Maria Marques
4. Escola Eva Karnal
5. Escola Ezequiel
6. Igreja Ezequiel
– Cidades atendidas: Esteio, Caraá, Rio dos Sinos, Maquiné, Lindolfo Collor, São Leopoldo, Montenegro, Gravataí, Cachoeirinha. Além das comunidades indígenas de Ka Aguy Porã e Pindó Poty.
– Animais assistidos: 725 (caninos, felinos, bovinos, equinos, pequenos ruminantes e aves domésticas)
– Protocolo sanitário: vacinação (múltipla em cães) e desparasitação (endo e ectoparasitas).
– Animais devolvidos aos tutores: 45 cães.
– Animais internados: 01 (cão macho com nome de Caramelo com quadro de politraumatismo)
– Exames realizados: radiografia, ultrassonografia, hemograma e bioquímicos.
– Distribuição de alimento: 2455 kg de ração, 130 kg de milho e 5 kg de quirela.
– Locação de 02 veículos.
– Recursos e insumos para deslocamento, hotel e alimentação para toda equipe.
Dados da operação
Período:
17 a 24 de Junho de 2023
Quantidade de Animais Atendidos:
725
Espécies:
Caninos, felinos, bovinos, equinos, pequenos ruminantes e aves domésticas
Profissionais envolvidos
- 04 médicos veterinários
- 01 zootecnista
- 01 resgatista
- 02 auxiliares
- 04 membros na logística
- 04 membros nas mídias sociais
Meios de transporte terrestre
- 01 Pick-up 4×4
- 01 Utilitário