O Rio Grande do Sul enfrenta uma tragédia histórica. O rio Guaíba atingiu o maior nível em 80 anos e choveu 1/3 de todo volume esperado para o ano todo. As águas continuam a avançar em direção a cidade e os reservatórios começaram a colapsar.
Essa missão está sendo a uma das mais complexas de toda nossa história. No dia 02 de maio, realocamos quase 100 animais na região de Esteio e São Sebastiao do Caí. Os pedidos por resgates não param de chegar, mas muitas áreas continuam inacessíveis. Precisamos aumentar nossa equipe a campo e estamos solicitando apoio de embarcações a motor para salvar o maior número de animais possíveis. Precisamos de toda e qualquer ajuda nesse momento!
Incidente: Inundações e Deslizamentos de Encostas
Informações gerais
O Rio Grande do Sul enfrentou uma tragédia histórica. O rio Guaíba atingiu o maior nível em 80 anos e choveu 1/3 de todo volume esperado para o ano todo.
Essa missão retratou uma das piores catástrofes para as pessoas e animais na história do Brasil.
Atuamos de forma ativa a campo por mais de 6 meses no Estado do Rio Grande do Sul. Assumimos um compromisso de cooperar tecnicamente nas ações do Governo do Estado. O maior desafio foi lidar com os dados de mais de 20 mil animais abrigados.
As ações de assistência aos abrigos, com: estruturação, contratação de equipe, estabelecimento de fluxos e protocolos foi desafiador.
Juntamente a inúmeros parceiros conseguimos desenvolver várias campanhas de adoções, e atualmente, o estado saiu de mais de 20 mil animais abrigados para cerca de 3 mil animais.
Ações de auxílio a animais que ainda não foram adotados estão sendo desempenhadas, e logo a operação será encerrada e todos os números divulgados.
Dados da operação
Período:
Iniciada em 01 de Maio de 2024
Profissionais envolvidos
- 21 Membros a campo entre médico veterinários, resgatistas, bombeiros civis e militares
- 13 Membros na logística
- 10 Membros na comunicação
Meios de transporte terrestre
- 05 Caminhonetes 4×4
- 01 Utilitário
Meios de transporte marítimo
- 06 Embarcações
Parceiros
- GADE
- Hospital Albert Einstein
- UFRGS
- IBAMA
- ICMBio
- SOS Nazário
- Instituto Caramelo
- Admax
- Polícia Ambiental
- SEMA RS
- SPOT Brasil
- Petz
- Petlove
- Força Nacional
- Polícia Federal
- Brigada Militar do RS
- FAB
Informações para apoio
Abrigo dos animais:
Secretaria de bem estar animal de Canoas
Base da equipe:
Porto Alegre e Canoas