Grupo de Resposta a Animais em Desastres
O Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) é um grupo de voluntários composto por mais de 100 membros, de diferente áreas de atuação e estados Brasileiros, com objetivo de promover ajuda humanitária aos animais e pessoas em circunstâncias de vulnerabilidade em desastres e comunidades isoladas, com equipe técnica qualificada e capacitada para atuar em diferentes situações.
MISSÃO
Proporcionar resgate e assistência a animais e famílias multiespécies em desastres e situações de vulnerabilidade.
Promover treinamentos, palestras e ações preventivas que fortaleçam a resiliência das comunidades.
Atuar em parceria com organizações não governamentais, órgãos oficiais e comunidades para desenvolver planos de resposta a desastres fundamentados nos princípios da Saúde Única.
VISÃO
Desenvolver ações baseadas nos princípios da Saúde Única, com uma equipe técnica multidisciplinar altamente qualificada, reconhecendo a conexão entre pessoas, animais e o meio ambiente.
Contribuir para mudanças significativas e duradouras na sociedade, promovendo o bem-estar coletivo.
VALORES
Respeitar os animais vítimas de desastres como seres sencientes
Acolher as famílias multiespécies vítimas eventos climáticos extremos e crises humanitárias.
Realizar o trabalho com ética e responsabilidade, respeitando toda legislação;
Reinserir os animais resgatados à comunidade que vivem ou encaminhá-los para adoção responsável, assim como os animais silvestres em seu habitat.
Enfrentar grandes missões, transformando desafios em soluções concretas.
O grupo conta com profissionais de diversas áreas, médicos veterinários, zootecnistas, agrônomos, engenheiros, educadores físicos, biólogos, advogados, oceanógrafos, fotógrafos, bombeiros civis, entre outros.
Por termos membros com diferentes especialidades e capacidades técnicas distintas, estamos prontos para atuar nas mais diversas situações de desastres.
O GRAD conta hoje com o apoio dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária dos Estados atingidos, bem como do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal (FNDPA) e Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Apesar de possuir um grupo grande de voluntários, o GRAD conta sempre com o apoio de voluntários e Médicos Veterinários locais, bem como atua alinhado com os órgãos oficiais, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Guarda Municipal, Poder Executivo, entre outros.








