Skip to main content

Quem somos

Grupo de Resposta a Animais em Desastres

O Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) é um grupo de voluntários composto por mais de 100 membros, de diferente áreas de atuação e estados Brasileiros, com objetivo de promover ajuda humanitária aos animais e pessoas em circunstâncias de vulnerabilidade em desastres e comunidades isoladas, com equipe técnica qualificada e capacitada para atuar em diferentes situações.

MISSÃO

  • Proporcionar resgate e assistência a animais e famílias multiespécies em desastres e situações de vulnerabilidade.
  • Promover treinamentos, palestras e ações preventivas que fortaleçam a resiliência das comunidades.
  • Atuar em parceria com organizações não governamentais, órgãos oficiais e comunidades para desenvolver planos de resposta a desastres fundamentados nos princípios da Saúde Única.

VISÃO

  • Desenvolver ações baseadas nos princípios da Saúde Única, com uma equipe técnica multidisciplinar altamente qualificada, reconhecendo a conexão entre pessoas, animais e o meio ambiente.
  • Contribuir para mudanças significativas e duradouras na sociedade, promovendo o bem-estar coletivo.

VALORES

Respeitar os animais vítimas de desastres como seres sencientes

Acolher as famílias multiespécies vítimas eventos climáticos extremos e crises humanitárias.

Realizar o trabalho com ética e responsabilidade, respeitando toda legislação;

Reinserir os animais resgatados à comunidade que vivem ou encaminhá-los para adoção responsável, assim como os animais silvestres em seu habitat.

Enfrentar grandes missões, transformando desafios em soluções concretas.

O grupo conta com profissionais de diversas áreas, médicos veterinários, zootecnistas, agrônomos, engenheiros, educadores físicos, biólogos, advogados, oceanógrafos, fotógrafos, bombeiros civis, entre outros.

Por termos membros com diferentes especialidades e capacidades técnicas distintas, estamos prontos para atuar nas mais diversas situações de desastres.

O GRAD conta hoje com o apoio dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária dos Estados atingidos, bem como do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal (FNDPA) e Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Apesar de possuir um grupo grande de voluntários, o GRAD conta sempre com o apoio de voluntários e Médicos Veterinários locais, bem como atua alinhado com os órgãos oficiais, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Guarda Municipal, Poder Executivo, entre outros.

Temos voluntários em 20 estados mais o Distrito Federal

VEJA COMO FAZER PARTE DESTA EQUIPE

Juntos, podemos fazer a diferença na vida dos animais em situações de emergência.

AJUDE AGORA